quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

El Trovador




Sempre tive preconceito com esse álbum pelo mais fútil dos motivos: sua capa. Continuo a achando brega hj, some-se a isso a pouca idade de Dylan ao lançá-lo, 20 anos (eu achava q era menos q isso, o q comprova todo um raciocínio fundado em premissas erradas ou preconceituosas).

É basicamente um álbum de covers (mais precisamente versões), com apenas duas composições de Dylan. O resultado, porém, é animalesco, pois o cara canta com uma energia foda, um violão nervoso e uma gaitinha bem esquizofrênica.

Destaco "In my time of dying", de Blind Willie Johnson (ouçam sua Dark Was The Night!) q comprova a habilidade de Dylan como violonista (muitos acham q seus maiores méritos são como compositor), coverizado tb pelo Led Zeppelin anos mais tarde e a 1ª do tracklist "You're no good", q me causou um baque ao ouvir, tipo "Porra, isso é Bob Dylan?".

Tem tb House of The Rising Sun, q viria a ser um megahit com os Animals.

Aquela vozinha de duende característica do rapaz não aparece tão claramente nesse debut, mas sua marca registrada está lá, por isso acho o álbum tão surpreendente, é uma outra face de Dylan, mais jovem, q é igualmente genial às q viriam a frente.

Além desse acetato, recomendo a qualquer um os docs de Martin Scorsese e "D. A." Pennebaker sobre o cara, em q vemos q não se fazem mais trovadores como antigamente.

Yeah
Créditos ao blog asseteartes.blogspot.com

2 comentários:

Homem da Terra, disse...

Bob Dylan é o cara
O senhor esta escrevendo muito bem!!hehehe vou baixar esse disco e depois te digo o q axei. Mas em se tratando de Bob Dylan e recomendado por vossa senhoria, deve ser muito bom mesmo!!

Uther2 disse...

Pow, vlw pelos elogios e ouça até arranhar, pois é daqueles cráááássicos do rock e da música em geral.