quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Adnet do Violão



Mister Lúdico e Os Morféticos
Quem já conhece esse cabeludo, q acho ter aparecido na MTV pelo programa Quinta Categoria, vestido de índio e fazendo improvisos "folk" sobre temas variados, e não procurou saber mais sobre essa talentosa figura, não imaginava q ele possui esse grupo de punk folk rock, Mr Lúdico e os Morféticos.

As músicas, q possuem temáticas variadas como proteção aos animais (Caixote), humor romântico negro (Devotchka* Maldita) possuem letras precisas, o que quer dizer q Mr Lúdico descreve as situações q narra bem didaticamente, não recorrendo a metáforas no geral, o q pode soar infantil pra quem não pegar o espírito da coisa.

"Chaves e Chapolin", q parece música de abertura versão punk rock do seriado clássico e agora símbolo rock and roll (os rockers em geral, e todo mundo em geral curtem Chaves), na qual faz um apelo ao SBT em prol das futuras gerações para q não o tire do ar, hilário. ""Avante Chapolin Colorado""

Leatherface se refere ao clássico "Massacre da Serra Elétrica" em tom de ode, num punk rock lento em 12/8, bem legal tb, embora eu a tenha achado longa demais.

O talento de Mister Lúdico como compositor e melodista (ótimas linhas vocais) se revela bem claro em "Red Hair", q é outro shuffle, dessa vez em tom maior, com uma letra um tanto quanto brega, mas q aplicada ao contexto da música fica trashmente bela. (Gostaria de saber o q é gibi do Thanos...) Destaque para o berro no final da música, pois adoro animalidades bem feitas...

Gostei tb da música "Revolução", q fala sobre promessas de políticos. É um punk rock anirvanado, com discursos q permeiam as estrofes cantadas (numa delas o Lúdico diz q não jogará tomates pois são as únicas coisas q tem antes q a fome o mate). A música tem frases ótimas, tipo, "A insurreição ressoará pelos 4 cantos do mundo" ou " Vcs nos deixam mais e mais a deriva num mar repleto de tubarões do neoliberalismo imperialista", essa é minha preferida, pois é como uma ilhotinha rebuscada e metafórica num arquipélago das várias frases simples e didáticas q compõe essa obra.

O cara é foda, um híbrido de Ramones, Nirvana, Raul Seixas e Bob Dylan totalmente original. Não entendeu? Ouça, pois música não se come nem pensa.

Agora vc pode acender a luz.

* Devotchka é uma gíria (nadsat) usada pelos personagens de "Laranja Mecânica", q se refere a "garota".

Rock
Créditos para Ewerton (no orkut, da comunidade "Mister Lúdico e os Morféticos") e blog Kaiserkeller (http://kaiserkeller.blogspot.com)

El Trovador




Sempre tive preconceito com esse álbum pelo mais fútil dos motivos: sua capa. Continuo a achando brega hj, some-se a isso a pouca idade de Dylan ao lançá-lo, 20 anos (eu achava q era menos q isso, o q comprova todo um raciocínio fundado em premissas erradas ou preconceituosas).

É basicamente um álbum de covers (mais precisamente versões), com apenas duas composições de Dylan. O resultado, porém, é animalesco, pois o cara canta com uma energia foda, um violão nervoso e uma gaitinha bem esquizofrênica.

Destaco "In my time of dying", de Blind Willie Johnson (ouçam sua Dark Was The Night!) q comprova a habilidade de Dylan como violonista (muitos acham q seus maiores méritos são como compositor), coverizado tb pelo Led Zeppelin anos mais tarde e a 1ª do tracklist "You're no good", q me causou um baque ao ouvir, tipo "Porra, isso é Bob Dylan?".

Tem tb House of The Rising Sun, q viria a ser um megahit com os Animals.

Aquela vozinha de duende característica do rapaz não aparece tão claramente nesse debut, mas sua marca registrada está lá, por isso acho o álbum tão surpreendente, é uma outra face de Dylan, mais jovem, q é igualmente genial às q viriam a frente.

Além desse acetato, recomendo a qualquer um os docs de Martin Scorsese e "D. A." Pennebaker sobre o cara, em q vemos q não se fazem mais trovadores como antigamente.

Yeah
Créditos ao blog asseteartes.blogspot.com