quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Hendrix - Nine To The Universe


Uma das obras lançadas post-mortem deste guitarrista, com jams dele e outros músicos, como aquele carinha que fica com o rosto tampado no vídeo de woodstock.

No Wikipedia tem dados precisos sobre as gravações

Lindo, selvagem, GROOVE!

Procurem por aí, pois são as entranhas do Hendrix, sem muita manipulação de estúdio, quase uma autópsia na alma do cara. ( De repente até poraqê c acha) hehe

Agradeço ao Comodoro Carlos Reichenbach, desencadeador da minha curiosidade pela coisa fenomenal que é esta bolacha.

*

Leiam o Blog Olhos Livres, que agora tb recomenda álbuns fodaços.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Reveillon, Champanhe, vinhos e ressacas.


Todos felizes com a passagem de ano, em virtude das boas energias, aspirações poéticas, religiosas, a escolha do Rio como sede das Olimpíadas, das obras do PAC, dentre outras razões importantíssimas. Coincidentemente, trata-se de época cheia de comes e bebes especiais, geralmente pratos típicos de outros países, feitos e comidos anualmente por nós, por isso devemos aproveitar, não é?!

Alguns comem tudo o que tudo é ofertado _ tudo mesmo _, ingressando no novo calendário com a promessa da dieta perfeita que o fará perder o excedente e mais um pouco até o meado de fevereiro (por que será?!??!). Outros, por seu turno, optam em beber e _ com o mesmo critério de alguns comilões _ eles bebem... Eles bebem porque é líquido! Agora, se líquido precioso travestir-se de um bom vinho ou champanhe, eles bebem mais ainda! Para estes beberrões, basta ser "docinho" e ótimo! Assim, a substancia nefasta que corre por sua garganta será a mais preciosa do mundo!


 

Ok, nós bebemos. Bebemos, bebemos, bebemos e... ressaca. Mas por que, afinal não fizemos nada de mal. Não é?! NÃO. Saibam que: _ nem tudo que reluz é ouro; _ nem tudo que é tinto e possui álcool é vinho; _ nem toda bebida gasosa, com rolha, vendida na virada do ano é champagne!


 

Então, pensando ma ressaca do povo brasileiro, em 1988 _ pouco após a promulgação da Constituição vigente _ nossos parlamentares publicaram a Lei nº 7.678, cujo conteúdo disciplina sobre a produção, circulação e comercialização do vinho e derivados da uva e do vinho, dentre outras matérias relevantes, nas quais constam a definição de vinho, champanhe e outras preciosidades etílicas. E, saciando nossa curiosidade estritamente jurídica, transcrevo alguns trechos ao final.

[...]

Art. 3º Vinho é a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto simples de uva sã, fresca e madura.

Parágrafo único. A denominação vinho é privativa do produto a que se refere este artigo, sendo vedada sua utilização para produtos obtidos de quaisquer outras matérias-primas.

Art. 4º Mosto simples de uva é o produto obtido pelo esmagamento ou prensagem da uva sã, fresca e madura, com a presença ou não de suas partes sólidas.

[...]

Art. 5º Suco de uva é a  bebida não fermentada, obtida do mosto simples, sulfitado ou concentrado, de uva sã, fresca e madura.

[...]

Art. 11. Champanha (Champagne), Espumante ou Espumante Natural é o vinho cujo anidrido carbônico provém exclusivamente de uma segunda fermentação alcoólica do vinho em garrafas (método Champenoise/tradicional) ou em grandes recipientes (método Chaussepied/Charmad), com uma pressão mínima de 4 (quatro) atmosferas a 20ºC (vinte graus Célsius) e com teor alcoólico de 10% (dez por cento) a 13% (treze por cento) em volume.

[...]

Art. 14. Vinho licoroso é o vinho com teor alcoólico ou adquirido de 14% (catorze por cento) a 18% (dezoito por cento) em volume, sendo permitido, na sua elaboração, o uso de álcool etílico potável de origem agrícola, mosto concentrado, caramelo, mistela simples, açúcar e caramelo de uva.

[...]

Art. 17. [...]

        § 1o Aguardente de vinho é a bebida com um teor alcoólico de 36% (trinta e seis por cento) a 54% (cinqüenta e quatro por cento) em volume, a 20ºC (vinte graus Célsius) obtida exclusivamente de destilados simples de vinho ou por destilação de mostos fermentados de uva.

[...]

        § 6o Álcool etílico potável de origem agrícola é o produto com teor alcoólico mínimo de 95% (noventa e cinco por cento) em volume, a 20ºC (vinte graus Célsius), obtido pela destilo-retificação de mostos provenientes unicamente de matérias-primas de origem agrícola, de natureza açucarada ou amilácea, resultante da fermentação alcoólica, como também o produto da retificação de aguardente ou destilados alcoólicos simples. Na denominação de álcool etílico potável de origem agrícola, quando feita referência à matéria-prima utilizada, o produto resultante será exclusivamente dessa matéria-prima.

[...]

Art. 18. Conhaque é a bebida com teor alcoólico de 36% (trinta e seis por cento) a 54% (cinqüenta e quatro por cento) em volume, obtido de destilados simples de vinho e/ou aguardente de vinho, envelhecidos ou não.

Art. 19. Brandy ou conhaque fino é a bebida com teor alcoólico de 36% (trinta e seis por cento) a 54% (cinqüenta e quatro por cento) em volume, obtida de destilado alcoólico simples de vinho e/ou aguardente de vinho, envelhecidos em tonéis de carvalho, ou de outra madeira de características semelhantes, reconhecida pelo órgão competente, de capacidade máxima de 600 (seiscentos) litros, por um período de 6 (seis) meses

[...]

Conteúdo completo no site do planalto: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/1980-1988/L7678.html


 

La Ciencia de Los Inutiles


Aventurera infatigable e incansable investigadora del saber. Remedios se preocupa por el detalle menos obvio de las cosas. Su detallismo nos recuerda a las imágenes del Bosco, su imaginación a los inventos de Leonardo da Vinci, su perfección técnica a los proyectos de ingenería de su padre, y su temática a la mentalidad de alguien con muchas cosas que decir. Remedios crea máquinas, artilugios que se comunican con el mundo, su . Con Ciencia Iníutil purifica o simplemente guarda el agua que procede del cielo en botellas. Sin embargo, se nos oculta la utilización final de tal proceso. La importancia pues, radica en el juego, en el búsqueda del origen de las cosas, en intentar encontrar su razón de ser.

El personaje central acciona una manivela con la que pone en marcha todo el mecanismo. Con este simple movimiento es capaz de hacer funcionar todo un edificio repleto de maquinaria, de sofisticación y complejidad. Pero el alquimista esta preparado, su vestido es pura continuación del suelo del laboratorio, su vestido nos indica su unión con la materia; su vestido es sabiduría acumulada. Nos comunica la importancia de llegar a la unidad y a la reflexión para poder alcanzar metas difíciles.

La cuadrícula terrestre se contrapone con la apertura del paisaje exterior, pero no se repelan, se complementan. De esta manera Remedios explora y encuentra. Nos pide abrir los ojos, estar atentos e insistir en la búsqueda de la magia, en la transformación de la materia. Remedios, nos acerca a otras realidades, a otros mundos y a otras ideas. Ella es el alquimista que transforma nuestra contemplación en una lección de aprendizaje.

Créditos à Blachandoo (The Comatorium)